Seguidores

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Como montar Som Automotivo?

como montar som automotivo


Hoje em dia um automóvel não é apenas um meio de transporte muitas pessoas usam ele como escritório, como casa onde passam a maior parte do dia (transito de Fortaleza) e muitos se divertem montando equipamento de som automotivo de alta potência.

Então a SOS Baterias preparou algumas dicas para você que quer ter seu paredão de som automotivo.



Não é tão simples como você pensa, não é só ligar uma caixa de som com dois alto falantes fazer uma gambiarra nos cabos e pronto, fazendo isso você pode prejudicar seriamente a bateria do seu carro e também a parte elétrica. Existem vários componentes que devem ser levados em conta confira algum deles:

Qual tipo de som quero para o meu carro?


O som automotivo pode-se organizar em 3 categorias o som Trio Elétrico, o Sound Pressure Level ou (SPL)  e o Som de Alta Fidelidade (Hi-Fi):

Trio Elétrico


Um dos mais cobiçados sons automotivos conhecido de paredão. Essa categoria de som automotivo também é muito usada em duelos em shows nas praias onde o objetivo é atingir o maior volume possível sem perder qualidade.


 Sound Pressure Level ou (SPL)

spl carro


Esse tipo de som é comum para Djs e amantes da música eletrônica dance, trance, techno, hip hop entre outros. Ele é completamente voltado à pressurização dos alto-falantes via potência e solidez sonora. Destaca-se a qualidade e definição das frequências graves.

Som de Alta Fidelidade (Hi-Fi):

carro som hifi


O som de alta fidelidade o nome já diz é aquele som amigo que agrada a todos que entram no seu automóvel um som que não precisa de muito volume físico mais a qualidade sonora e definição são de altissima qualidade.

Quais os principais equipamentos usados?


Unidade Principal / Central

som de carro

A unidade central é o painel de controle do seu com automotivo ela que te dar diferentes possibilidades e variações antigamente CD - Players eram muito usados mais já hoje em dia com a modernização tecnologica aparelhos que reproduzem MP3 e até outros formatos de audio com mais qualidades são comercializados.

Já é muito comum também Dvds automotivos e a tendência é melhorar cada vez mais!

dvd carro




Saídas Pré-amplificadas:

 As saídas pré-amplificadas darão um ganho na qualidade e nitidez dos sons. Usadas em conjunto com um amplificador externo, o resultado final é excelente, garantindo altos níveis de fidelidade e distorções extremamente baixas.

Saídas Amplificadas:
As saídas amplificadas alimentam diretamente os alto-falantes, diminuindo o risco de distorções em sistemas com muitos cabos e eliminando a necessidade de uso de equipamentos de amplificação externa. Pode ser muito útil em sistemas simples, mas quando utilizadas em grandes projetos, podem limitar um pouco a qualidade do resultado final, especialmente se as saídas de sua unidade central tiverem pouca potência.

Atenção: 


Cuidado com falsas nomenclaturas. A potência de muitos equipamentos, especialmente das saídas amplificadas é dado em PMPO (Peak Music Power Output), uma unidade de medida que não segue padrões específicos de medição. Avalie seus equipamentos sempre em unidades RMS, que são calculadas em um padrão extremamente confiável de medição e potência..


Amplificadores

amplificador carro


Há dois tipos de amplificadores no mercado atual – Os Booster e os Mosfet. Os dois seguem o mesmo modelo de fabricação: são usados para a recepção do sinal da unidade principal, sua conseqüente amplificação extra por um processamento interno e o posterior reenvio para os alto-falantes.



Amplificadores Booster:
Como já especificado anteriormente, há alguns tipos de unidades centrais que possuem saídas amplificadas ou pré-amplificadas. Os amplificadores Booster são capazes de pegar os sinais pré-amplificados ou totalmente amplificados e dar ganhos de potência ainda mais altos ao som final. Usados com um bom conjunto de falantes, os resultados são excelentes, mas em contraposição, quando usados com falantes não tão bem preparados, podem apresentar distorções, ruídos e falhas de reprodução.

Amplificadores Mosfet: Os amplificadores com tecnologia Mosfet apresentam muito mais rendimento sonoro que os Booster, mas em compensação, não são tão voltados aos imensos ganhos em potência. 
Mas isto não deve ser uma preocupação se você visa melhor aproveitamento dos equipamentos e na qualidade final do som. Para a compensação dos ganhos no Mosfet, nada que bons módulos secundários não resolvam.


Alto-falantes

alto falante carro


Categorizados em 4 gêneros diferentes, os alto-falantes são responsáveis pela reprodução final do som. Separados pela abrangência de faixas de freqüência distintas, há os Subwoofers, Woofers, Mid-Bass, Mid-Ranges e os Tweeters. Muitos dos kits e equipamentos compostos que são vendidos no mercado já tem dois ou até os três tipos de alto-falantes embutidos, sendo uma boa opção para os que querem economizar espaço com o uso de funcionalidades integradas.


Subwoofers: Reproduzindo os sons de mais baixa freqüência que a audição humana pode captar, ossubwoofers geralmente reproduzem sons de até 50Hz, sendo os falantes com maior capacidade de reprodução de sons graves.

subwoofers carro


Woofers: É possível encontrar uma grande variedade de aparelhos Woofers feitos para necessidades e usos especiais, mas os mais comuns, fabricados diretamente para os usuários finais, são direcionados à reprodução de sons graves que tenham sua freqüência localizada entre 50Hz e 4500Hz.



Mid-bass / Mid-Ranges: 


Feitos para o preenchimento de sons que estejam entre a faixa dos Woofers e os Tweeters, os Mid-bass funcionam como saída para sons entre 50Hz e 500 Hz, já os Mid-Ranges ocupam a faixa entre 300Hz e 5.000Hz. Capazes de reproduzir praticamente todos os tipos de sons audíveis, os Mid-bass e Mid-Ranges são comumente integrados a Woofers e Tweeters respectivamente, oferecendo uma ampla faixa sonora em um só aparelho. Alguns equipamentos, feitos para melhores desempenhos, são vendidos separadamentes.

Tweeters: 



Utilizados para a reprodução de altas freqüências (variando entre 2.000Hz e 20.000Hz, alguns são até capazes de reproduzir sons acima de 45.000Hz), os Tweeters fazem a saída e o ganho de qualidade em sons agudos e de contrabalanceamento dos graves, sejam eles reproduzidos por Woofers ou Subwoofers.

Cabos

Muitas pessoas podem achar que essa parte seja menos importante mais aí esta um grande erro a parte de cabeamento é um dos principais momentos não adianta você ter um ótimo som se seus cabos colocam sua vida em risco então fique atento.

Baixa Tensão: Os cabos de baixa tensão, que conseqüentemente têm alta impedância (resistência), são usados na transmissão de sinais pré-amplificados da unidade central para a unidade de amplificação, mantendo assim a qualidade das diferentes freqüências até o processamento de seus ganhos finais antes da saída pelos alto-falantes. Devido à sua constituição básica de transmissão, é importante que os cabos de baixa tensão tenham um bom isolamento eletromagnético, evitando interferências, distorções e ruídos externos.

Alta Tensão: Os cabos de alta tensão podem ser utilizados tanto para a transmissão de sinais das saídas amplificadas da unidade central até os módulos de amplificação ou dos módulos até os alto-falantes, mas nunca de saídas pré-amplificadas para os amplificadores – isso ocasionaria imensos prejuízos à composição final do som. Por transmitirem os sinais já amplificados, é importante que os materiais internos dos cabos, como o cobre, por exemplo, sejam o mais puros quanto seja possível, preservando a integridade dos sinais e a qualidade de transmissão pelos filamentos.

Alta Corrente: Os cabos de alta corrente são de uso exclusivo para a alimentação elétrica dos módulos de amplificação. É claro que a qualidade aqui também é importante, principalmente para evitar curtos e outros acidentes elétricos. No entanto, o elemento principal a ser observado na instalação deste tipo de cabo é a dimensão da bitola em proporção à potência nominal dos amplificadores e ao distanciamento entre as conexões feitas.

Parte principal

Você já deve imaginar qual a parte principal do seu som automotivo podemos chegar até a dizer que o coração do som do seu carro seja a bateria se ela não for boa ou se ela parar não só o seu som mais todo o veículo morre então não erre na escolha quando for comprar sua bateria disk (85) 3433 - 1616 converse com nossos especialistas e escolha qual a bateria mais indicada para o seu som.

Se você gostou das dicas compartilhe com seus amigos :)



+ Dicas automotivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário