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quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

[BATERIA DO CARRO] O que é, como funciona e para que serve a bateria do carro?

Para nós motoristas é muito importante aprendermos um pouco sobre tudo aquilo que envolve nosso veículo desde pequenos parafusos até o coração do nosso carro ou seja a sua bateria!

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Autorizada em baterias de carro www.sosbateria.com.br 

Então com muita atenção aos nossos clientes vamos mostrar um pouco como funciona a bateria de um carro, do que ela é feita, qual a sua composição e muito mais!



DEFINIÇÕES

A bateria é um acumulador Chumbo-Ácido capaz de transformar energia química em energia elétrica e vice-versa, em reações quase completamente reversíveis, destinada a armazenar, sob forma de energia química, a energia elétrica que lhe tenha sido fornecida e restituí-la em condições determinadas. Utiliza materiais ativos nas reações químicas, que são o chumbo (nas placas) e o eletrólito, que é uma solução de ácido sulfúrico.

As placas são designadas pelo sinal ( + ) e ( - ), ou sejam placas positivas e placas negativas respectivamente.

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1.1 - ELEMENTO ou VASO: É um acumulador, um conjunto de duas ou mais placas de polaridades opostas, isoladas entre si e banhadas pelo mesmo eletrólito, num mesmo recipiente.

1.2 - BATERIA: É o conjunto de elementos (vasos) interligados em série ou paralelo. Uma bateria automotiva é composta por 6 vasos internos ligados em série.

De acordo com sua utilização existem:
Acumuladores ESTACIONÁRIOS (ciclo profundo)
Acumuladores TRACIONÁRIOS
Acumuladores de ARRANQUE (ciclo profundo)

As baterias automotivas são baterias de ARRANQUE. Tanto a bateria de Arranque quanto a Estacionária (também chamada de Bateria de Ciclo Profundo) são baterias de ácido-chumbo, que usam exatamente a mesma química para sua operação. A diferença está na maneira como as baterias otimizam seu projeto.

A bateria automotiva foi projetada para oferecer grande quantidade de corrente por um curto período de tempo, necessário somente para dar partida no carro. Depois que o motor estiver ligado, o alternador oferece toda a energia que o carro precisa e, com isso, uma bateria de carro pode passar todo o seu tempo de duração sem ter usado mais de 20% de sua capacidade total. Usada dessa maneira, uma bateria de carro pode durar vários anos, geralmente 2 anos. Para obter uma grande quantidade de corrente, uma bateria de carro usa placas finas para aumentar sua área de superfície. Toda vez que uma bateria automotiva é descarregada, diminui sua vida útil.

Uma bateria ESTACIONÁRIA (ou ciclo profundo, usadas normalmente em no-break) foi projetada para oferecer quantidade constante de corrente por um longo período de tempo e também foi projetada para ser descarregada completamente várias e várias vezes (algo que arruinaria uma bateria de carro rapidamente). Para conseguir isso, uma bateria de ciclo profundo usa placas mais espessas. Toda vez que alta corrente (como uma partida de carro) for requisitada de uma bateria estacionária, irá diminuir sua vida útil.

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De acordo com suas características elétricas: - Acumuladores de resistência interna normal
- Acumuladores de resistência interna baixa
- Acumuladores de resistência interna muito baixa (baterias de alta performance)





Bateria do carro e suas propriedades
Bateria do carro




Bateria
Bateria



1.3 - ESTRUTURA DAS BATERIAS

- Placas : Positivas e Negativas
- Separadores (entre cada placa positiva e negativa de um vaso)
- Eletrólito (Solução da bateria)
- Recipiente (Caixa que contém a estrutura da bateria, separada em 6 vasos nas - baterias de 12V)
- Conexões (Interligam as placas em série)
- Suportes (seguram as placas e conexões)

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Bateria Automotiva - estrutura das baterias
1.3.1 - Separadores:
As placas devem ficar o mais próximo possível reduzindo ao mínimo a resistência interna e as dimensões dos elementos, aumentando a capacidade da bateria e reduzindo o espaço ocupado. Para evitar um curto-circuito, entre as placas positivas e negativas, se introduz lâminas de material poroso, denominados separadores. Assim, os separadores protegem as placas de polaridade oposta contra os curto-circuitos. Os separadores são fabricados de material isolante e anti-ácido. 


1.3.2 - Eletrólito (ácido e água):
O eletrólito nas baterias CHUMBO-ÁCIDO é sempre uma solução de ácido sulfúrico diluída. O eletrólito de densidade mais baixa (menor quantidade de ácido) é preferível, pois haverá menos ação local nas placas negativas, bem como vai impor menor carga nas placas positivas, e haverá menor ataque do ácido nos separadores. Já o eletrólito de densidade maior (maior quantidade de ácido) aumenta a capacidade do acumulador e amplia a característica da tensão descarga, especialmente em descargas mais rápidas. 

Uma densidade maior do eletrólito permite uma utilização com menor volume do eletrólito reduzindo peso, volume e custo por elemento. Este é um dos princípios
das baterias de alta performance, conhecidas como "baterias para som".


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